Aeroportos: o que vem por aí em 2025
E o rivotravel inaugura uma série nova, que traz o que deve chegar de novo ao longo do ano em termos de aeroportos, terminais e alas (subdivisão de um terminal). Dessa vez, separamos cinco projetos interessantes ao redor do mundo. Tem América, tem Europa, tem Ásia, só não teve África pois o novo terminal de Adis Abeba, na Etiópia, engatou a quinta marcha e foi inaugurado no finzinho de 2024 (ironicamente os etíopes são craques nas provas esportivas de corrida de longa distância). Mas vamos conferir o que deve vir por aí? Não dá para afirmar com 100% de certeza, pois obra sempre atrasa (menos no caso etíope). Vamos começar com esse belo exemplar em…
AEROPORTO INTERNACIONAL DE PITTSBURGH (EUA)
O novo terminal do Aeroporto Internacional de Pittsburgh (PIT) foi projetado para representar o espírito da região onde está situada a cidade, no leste dos EUA. Com inauguração prevista para outubro de 2025, o terminal foi concebido com o conceito NaTeCo (Natureza, Tecnologia, Comunidade). “O que eu acho que este projeto de aeroporto está fazendo é realmente trazer o sabor, as cores e a textura locais de Pittsburgh e da região oeste da Pensilvânia, mas também está criando aqueles momentos espaciais memoráveis onde as pessoas vão apenas fazer uma pausa e se relacionar com todos os cinco sentidos. ”, disse a arquiteta Carolyn Sponza, líder do estúdio em Pittsburgh, ao site International Report Review. O belíssimo teto, todo em tábuas de carvalho branco, é uma característica regional. As colunas, com materiais em tons terrosos, foram pensadas para simular os troncos das árvores. O uso da luz natural também abundante no novo terminal, cujas fibras têm um custo estimado de US$ 1,3 bilhão.
2. AEROPORTO INTERNACIONAL DE MUNIQUE (ALEMANHA)
O Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, está expandindo o Terminal 1 (deve ficar pronto ainda este ano) para aumentar a capacidade do terminal em mais seis milhões de passageiros anualmente. A Flughafen Munchen (FMG), operadora do aeroporto, está investindo 665 milhões de euros (723,8 milhões de dólares) no projeto — o projeto de expansão pretende melhorar o conforto dos passageiros e a qualidade geral da experiência aeroportuária. O terminal ampliado servirá como nova base para diversas companhias aéreas internacionais, incluindo American Airlines, British Airways, Delta Airlines, Emirates, Turkish Airlines e Qatar Airways, entre outras. Adorei essa coisa minimalista, me remeteu ao filme 2001: uma Odisseia no Espaço.
3. AEROPORTO INTERNACIONAL LONG THANH, EM HO CHI MINH (VIETNÃ)
A primeira fase do novo e impressionante aeroporto da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, deve ficar pronta ainda em 2025. Será um alivio para quem chega e sai de lá. Há muito tempo era necessário um novo aeroporto para substituir as instalações ultrapassadas e desatualizadas do atual aeroporto de Ho Chi Minh, que, construído durante a Guerra do Vietnã e rodeado pela cidade, movimentava muito mais passageiros do que sua capacidade máxima. Com um número crescente de visitantes ao país, foi necessário projetar o Long Thanh International de forma quase urgente, Distante 40 quilômetros a leste da cidade, quando estiver todo inaugurado terá capacidade para receber impressionantes 100 milhões de passageiros por ano. O país também abriga a rota aérea mais movimentada do Sudeste Asiático e a quarta mais movimentada do mundo (Hanoi–Ho Chi Minh) servindo cerca de 11 milhões de passageiros, quase o dobro da ponte aérea Rio–São Paulo. Quando todas as fases estiverem concluídas, o aeroporto terá quatro terminais independentes e quatro pistas paralelas, cada uma com 4 mil metros de comprimento (igual à maior do Galeão, no Rio, considerada a maior pista em um aeroporto brasileiro).
4. AEROPORTO INTERNACIONAL DE FUKUOKA (JAPÃO)
Com uma história que remonta a 1944, o Aeroporto Internacional de Fukuoka é o quarto mais movimentado do Japão e atende mais de 24 milhões de passageiros anualmente. É composto por dois edifícios terminais e tem planos de inaugurar agora em 2025 um novo terminal internacional e uma segunda pista de pousos e decolagens. Agora em construção, o projeto conta com um centro comercial ampliado, novas áreas de embarque, espaço para recepção e terminal de ônibus, além de áreas para controle de segurança. A previsão é que só no primeiro ano de funcionamento 16 milhões de pessoas passem pelo novo terminal.
5. AEROPORTO INTERNACIONAL DE HONG KONG (HONG KONG)
Devem ser inauguradas em 2025 as novas instalações de embarque do terminal 1 de Hong Kong. O trabalho de renovação inclui tecnologias atualizadas em todos os portões de embarque, juntamente com assentos novos em todas as áreas de espera de embarque, visando dar mais comodidade para o acesso dos passageiros, Designs contemporâneos de assentos com instalações de carregamento atualizadas proporcionarão aos passageiros experiências de espera confortáveis.
***
E o rivotravel segue de olho no que vem por aí. Que venha a lista de novidades para 2026!