Aeroportos e companhias aéreas que se renderam à magia do Natal — edição 2024!

Neste ano, pela primeira vez, viajarei de avião no Natal. Dizem que é um inferno, que os aeroportos ficam lotados e todo mundo estressado. A conferir. Eu amo essa época. E por isso faço sempre com alegria a matéria anual do rivotravel sobre como os aeroportos e empresas aéreas comemoram essas festividades.

  1. ESTADOS UNIDOS: AEROPORTO INTERNACIONAL DE DENVER (DEN)

 
 
 
 

Começo por Denver, um dos mais movimentados do mundo, pois achei genial a ideia de fazer um bar temático natalino (iniciativa inédita, segundo os administradores). Olha que legal! Pois os aeroportos geralmente pensam muito nas crianças, coisas de Papai Noel e tal, e se esquecem dos adultos. Mas lembre-se de beber com moderação, pois este ano escrevemos uma matéria sobre a relação não muito pacífica entre álcool e voos e que você pode ler aqui. Para quem não curte uns drinks (ou para quem tem menos de 18 anos) há outras opções, como chocolate quente, além de um menu de comidas pensado para a data. E quem optar pelo cardápio alcóolico pode pedir edições especiais de coquetéis como o Polar Expresso Martini ou o Winter Wonderland Cosmo. O bar, aberto desde meados de novembro, também incentiva os clientes a doar dinheiro para a Make-A-Wish Foundation, que atende crianças internadas em hospitais. Sendo assim, tomara que os passageiros bêbados resolvam abrir a carteira não apenas para pagar a conta do que for consumido no balcão. O espaço está aberto de 8h às 22h (meu Deus, alguém bebe 8h? Talvez quem já esteja pensando no fuso horário do destino) e funciona até dia 6 de janeiro de 2025.

2. ALEMANHA: AEROPORTO DE MUNIQUE (MUC)

 
 
 
 

Quem sempre arrasa em dezembro é o aeroporto alemão da cidade de Munique, na Bavária. Eles reproduzem por lá a tradição local dos grandes mercados natalinas, com muita comida e bebida típica (sempre quis provar o famoso vinho quente: será que é só aquecer o vinho?). Há ainda opções para compras de presentinhos e diversão, como pista de patinação no gelo e curling. E nas quartas-feiras o ringue vira uma grande balada, com DJ tocando música (deve ser meio difícil dançar com patins). No dia 24, Mickey e Minnie estarão por lá, vestidos como Papai e Mamãe Noel. O mercado do aeroporto da cidade é bem popular entre os viajantes, como pode ser visto na foto acima. A lista de atividades é grande e inclui ainda peças teatrais e esculturas de gelo sendo feitas na hora. E, como sempre, todo dia tem shows musicais, com ritmos bem variados que vão do pop e rock ao country e blues, além dos corais, tão tradicionais nessa época de festas. Para quem é panicado pode ser uma mão na roda para ajudar a esquecer o medo de voar. Toda a programação pode ser conferida aqui.

3. IRLANDA: AEROPORTO DE DUBLIN (DUB)

 
 
 
 

Nem sempre a gente se destaca por coisas positivas, não é mesmo? Quem nunca enfiou o pé na jaca que atire o primeiro ansiolítico. Na pesquisa para esta matéria, me deparei com uma curiosa publicação do jornal The Irish Sun sobre a “decoração” do aeroporto de Dublin, na Irlanda. O texto reunia uma série de posts na internet de usuários quase revoltados com a ornamentação do espaço (realmente, está bem preguiçosa). Os administradores do local simplesmente pegaram a logomarca e colocaram em uma árvore de Natal bem carente de graça e beleza. Os internautas também reclamaram que foi muito cedo para começar a decoração natalina (início de outubro, exatos 84 dias antes do Natal), o que eu particularmente concordo. As lojas do terminal não são bestas e anteciparam a venda de artigos bem irlandeses, como a bola para a decoração das árvores da tradicional cervejaria Guinness. Mas nem tudo foi ira entre os irlandeses na internet: duas semanas atrás a administração do aeroporto postou a foto de uma família local que viajou agora em dezembro para a Lapônia (a terra do Papai Noel, na Finlândia) após um sorteio no Instagram.

4. INGLATERRA: AEROPORTO DE COTSWOLD

 
 

A maior atração deste aeroporto, distante duas horas de carro de Londres, está na pista. Um colossal Boeing 747 com uma pintura antiga da British Airways (e todo decorado por dentro) recebe os convidados para uma experiencia de Natal. E, segundo o site oficial, esse ano está recheado de novidades. As crianças são recebidas com um “passaporte e cartão de embarque”do Polo Norte. E não escapam do controle de segurança de mentirinha. Só que lá, o procedimento é feito por atores fantasiados de elfos. Depois, passam pelo “naughty or nice scanner”, algo como um detector de metais para saber se a criança foi levada ou obediente no ano que finda agora no dia 31. As atividades dentro do enorme avião incluem fazer “comida de rena”, pintar o trenó do Papai Noel, decorar os tradicionais biscoitos de gengibre (com opções veganas e sem glúten), fazer ursinhos de pelúcia, explorar a Candy Cane Forest e, claro, conhecer o próprio Papai Noel.

5. FRANÇA: AEROPORTO CHARLES DE GAULLE, EM PARIS (CDG)

 
 

O principal aeroporto da capital francesa se preparou para as festas de um jeito peculiar: pendurou as árvores de natal no teto (será que o decorador tem trauma com gatos destruindo tudo em casa?). E embaixo das pinheiros natalinos ficam vários quiosques onde os passageiros e passageiras podem comprar produtos de beleza de elegantes e famosas marcar locais, como Chanel, Dior e Guerlain. Uma verdadeira experiência parisiense (lembrei agora que ainda não vi a última temporada de Emily em Paris). No Charles de Gaulle, anexo a essa área dos pinheiros no telhado, há um espaço para jogar PlayStation — que em 2024 comemora 30 anos — e também um pequeno cinema, com cadeiras em couro marrom claro super elegante. Em outubro teve Papai Noel por lá, só que na pista, para desejar um Feliz Natal antecipado à tripulação e passageiros do primeiro voo da gigante Ryanair ligando o CDG a Rovaniemi, capital da Lapônia finlandesa.

6. BRASIL: AEROPORTO DE FORTALEZA (FOR)

 
 

Por aqui as iniciativas de Natal são mais tímidas. Em 2024, quem chama a atenção é o aeroporto de Fortaleza. Há uma programação diária de apresentações dos corais típicos e também Mamãe e Papai Noel circulando pelos corredores. Gostei das árvores de Natal usando redes brancas rendadas e uma outra mais discreta utilizando um sombreiro de praia feito com palha seca de coqueiro — os dois elementos são bem nordestinos (ver fotos). A decoração destaca as praias cearenses, como Jericoacoara, Praia de Iracema, Águas Belas e Praia do Futuro, populares entre os turistas. Além disso, pessoas que transitam e fazem compras no aeroporto da cidade podem cadastrar as notas fiscais online e concorrer a viagens aéreas.

7. SINGAPURA: AEROPORTO CHANGI (SIN)

 
 

Não tem jeito! Entra ano, sai ano, e ninguém consegue bater os singapurenses. O aeroporto que serve a cidade-Estado ganha em criatividade, luxo e decoração. Esse ano, por exemplo, são vários temas: pra começar, fãs de Hello Kitty comemoram os 50 anos da gatinha sem boca mais famosa do mundo em grande estilo. E quando falo “grande” não estou mentindo. Tem uma versão dela com oito metros de altura, acompanhada por outros personagens da série, como Cinnamoroll, Pompompurin, My Melody e Kuromi! Há jogos e festividades durante todo os mês. Foi montado até um pequeno parque aquático inflável perfeito para os viajantes pequenos. O clima de Singapura é tropical úmido, mas a previsão do clima é de neve artificial para quem passar por lá. Preparem os agasalhos! Há ainda diversos espaços com jogos e brincadeiras, até para os adultos. E há ainda o Natal da Jewel, uma parte muito especial construída em um dos terminais, cujo ponto central é uma imensa cúpula de vidro vazada no meio, de onde cai uma cascata com show de luzes de noite, ao som de canções natalinas. Na Jewel, quem reina é a Disney. Os visitantes podem tirar fotos com os personagens e se maravilhar com a árvore de Natal de 16 metros, que este ano leva a assinatura da grife Polo Ralph Lauren, com direito a chalé em madeira com diversas atividades para encantar todas as idades.

8. SUÍÇA: CIA. AÉREA SWISS

 
 

A principal empresa aérea da Suíça apostou forte em vídeos feitos paras as redes sociais com temática das festas de fim de ano (que você pode ver aqui). Nos voos da Swiss há distribuição do tradicional chocolate suíço, famoso por sua qualidade, além de outras guloseimas — e as crianças ganham brinquedinhos para comemorar a data. E no dia 30 de novembro quem ganhou os ares novamente foi o AirDeer (ou “rena voadora”em português), uma aeronave da companhia com o “nariz” da aeronave pintado de vermelho, em alusão a Rudolph, um dos animais que puxam o trenó de Papai Noel — a cor também é símbolo nacional e da empresa. Muito fofo.

9. ESTADOS UNIDOS: CIA. AÉREA FRONTIER

 
 

A companhia de baixo custo Frontier, tal qual os serviços oferecidos, foi minimalista para comemorar o Natal: postou um vídeo no TikTok e só. Dura poucos segundos, mas é bem simpático. Nesse filme de curtíssima metragem é possível ver o Papai Noel no lugar do comissário que dá as instruções em caso de emergência. O bom velhinho, ao afivelar os cintos, acende as luzes natalinas na cabine. Tudo isso ao som do antológico verso “it’s tiiiiiiiime”, na voz de Mariah Carey. Achei meigo. Você pode ver aqui. E na semana passada a Frontier lançou uma promoção para compra de um tíquete anual “voe o quanto quiser e puder” por US$ 299 (para os primeiros cinco mil pré-inscritos no site). Claro que deve ter vendido como fósforos no Polo Norte. Mas quem não conseguiu adquirir o vale ainda pode fazer a compra, mas pagando US$ 499, o que continua sendo um bom negócio. Mais informações (em inglês) podem ser obtidas aqui.


10. INGLATERRA: CIA. AÉREA BRITISH AIRWAYS

 
 

A British Airways também preparou algumas surpresas para o Natal. Algumas delas reservadas para a primeira classe e executiva, é bem verdade, mas outras são mais acessíveis. Como por exemplo o peru natalino (já em fatias, é claro) que foi incluído em seus voos, inclusive na econômica. A companhia calculou servir cerca de 250 mil refeições até o dia 27 de dezembro, em algumas rotas selecionadas, além de 700 mil pratos com couve de Bruxelas (nem sabia que esse vegetal, que nunca provei, era tradição do fim de ano lá no país do rei). Os lounges nos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick também receberam atenção especial com uma decoração inspirada no clima natalino, com cardápio de comidas e drinks para a data. A British também promete ações nos dois aeroportos e pequenos presentes para os passageiros que partem e chegam por lá. O serviço de entretenimento de bordo também ganhou um canal dedicado exclusivamente para o Natal.

***

Tem gente que não curte muito as festas de fim de ano. Mas, para quem gosta, espero que tenham apreciado essa minha seleção de aeroportos e companhias aéreas no clima do “ho ho ho”. Muita paciência para quem for viajar de avião agora no fim do ano, pois dizem que o grande volume de passageiros causa certos transtornos. E lembre-se: caso queira se sentar em uma determinada poltrona é melhor comprar o assento antecipadamente no site da companhia. Uma boa ideia para 2025: evitar aborrecimentos. Feliz Natal (e aguarde na próxima semana o especial de fim de ano com alguns belos aeroportos que foram abertos em 2024).

AviaçãorivotravelComment